A nova Honda PCX 160 2023 ganha motor eSP+ com cabeçote de quatro válvulas, sistema de controle de torque HSTC, além de novo chassi e amortecedores traseiros. O estilo foi modernizado, um painel inédito e maior espaço sob o banco .
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A nova PCX 2023 adota iluminação por LED com um novo desenho, e conta com porta USB-A no porta-luvas e um painel “widescreen”.
São três as versões do modelo para 2023: PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX. Em todas há a opção da Smart Key que opera a ignição e a abertura do assento e também aciona um alarme antifurto. A diferenciação entre as versões também se dá pelo sistema de frenagem, CBS — Combined Brake System no modelo de entrada, enquanto nas PCX ABS e DLX o sistema é o ABS — Antilock Brake System –, de um canal.
O Smart Key System, chave presencial que ativa o comutador da trava de guidão e partida, além da abertura do assento para acesso ao compartimento porta-capacete, agora é equipamento disponível também na PCX CBS. Em todas as versões a Smart Key aciona também um alarme antifurto.
Chassi e supensão
O redesenho da carroceria permitiu modernização estética, mas também melhorar a capacidade do compartimento sob o banco em 2 litros, chegando a marca de 30 litros de capacidade – o que permite abrigar um capacete de grandes dimensões e ainda assim proporcionar espaço para outros objetos.
A nova PCX tem um chassi aço tipo berço duplo redesenhado. A distância entre eixos foi levemente alongada em 2 mm. O peso total em ordem de marcha é de cerca 130 kg.
Ambas as rodas trazem um novo desenho. Na traseira a roda passou de 14 para 13 polegadas de diâmetro enquanto os pneus agora são maiores, 110/70-14 o dianteiro e 130/70-13 o traseiro (anteriormente 100/80-14 e 120/70-14).
A suspensão dianteira tem tubos de 31 mm de diâmetro e curso de 100 mm. Os amortecedores traseiros ganharam novas molas, mais adequadas a encarar as irregularidades na pavimentação.
Freios
Na versão PCX CBS o freio a disco dianteiro é igual ao dos demais PCX porém com cáliper de 3 pistões, enquanto que atrás a frenagem se dá por tambor de 130 mm de diâmetro, com ambas rodas integradas ao sistema CBS.
A frenagem das versões PCX ABS e PCX DLX é entregue a um cáliper de pistão duplo e disco de 220 mm na dianteira, combinado com um freio a disco traseiro de 220 mm, com sistema ABS de canal único que opera no freio dianteiro.
Motor
O motor da nova PCX é um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido. A potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv, com torque máximo subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f.
Nas versões PCX ABS e PCX DLX estreia o sistema HSTC — Honda Selectable Torque Control, que limita eventuais perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. Uma luz-alerta “T” pisca no painel quando o HSTC entra em funcionamento. O sistema pode ser desligado completamente através de um comando no punho esquerdo.
Consumo
O modelo teve ganho de performance e também em consumo, com média de 44,5 km/l, frente a 41,4 km/l da PCX 150. O tanque de 8,0 L permite autonomia superior a 350 km entre os reabastecimentos.
Preço
As novas Honda PCX 160 chegam às concessionárias da marca à partir de outubro de 2022.
A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. Abaixo, as cores disponíveis para cada uma das três versões e seus preços sugeridos (base Distrito Federal):
Honda PCX CBS 2023: R$ 15.460,00 – Cinza metálico
Honda PCX ABS 2023: R$ 17.000,00 – Branco perolizado
Honda PCX DLX 2023 ABS: R$ 17.400,00 — Azul metálico
Ficha técnica
MOTOR | 1 cilindro, 156,9 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 16 cavalos a 8.500 rpm |
TORQUE | 1,5 kgfm a 6.500 rpm |
CONSUMO | 44,5 km/l |
DIÂMETRO x CURSO | 60,0 x 55,5 mm |
CÂMBIO | CVT (V-Matic) |
COMPRIMENTO | 1.935 mm |
LARGURA | 742 mm |
ALTURA | 1.108 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.313 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 134 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 764 mm |
PESO SECO | 124 kg (CBS) / 126 kg (ABS) |
TANQUE | 8 litros |
COMPARTIMENTO DE CARGA | 30 litros |
FREIOS | CBS ou ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 220 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm (ABS) e tambor de 130 mm (CBS) |
PNEU DIANTEIRO | 110/70-14M/C 50P |
PNEU TRASEIRO | 130/70-13M/C 63P |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 100 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Dois amortcedores de 100 mm |
CORES | Cinza metálico, branco perolizado e azul metálico |
PREÇO | A partir de R$ 15.460 |
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